Alagoas altera acesso ao sistema da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

Boa tarde!

Os usuários podem obter suporte por meio da Atendente Virtual Fazendária “Nise” Ascom Sefaz

Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) informa que, a partir da nesta terça-feira (8), haverá uma mudança no acesso ao sistema da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). A iniciativa visa aumentar a segurança na autenticação dos dados dos usuários.

Com a mudança, a aplicação será realizada por meio do portal gov.br, com exigência de nível de segurança prata ou ouro. O login será feito utilizando o CPF ou CNPJ (vinculado ao CPF paras pessoas jurídicas). Para orientações sobre como vincular o CNPJ, consulte o site: https://www.gov.br/pt-br .

Para acessar a aplicação da NFA-e, os usuários devem estar domiciliados em Alagoas e com seus dados atualizados junto à Receita Federal (RFB). Esse serviço está disponível para: Pessoa Física, Pessoa Jurídica não inscrita no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado de Alagoas (Caceal), MEI – Contribuinte do ICMS/AL e Produtor Rural Pessoa Física – Contribuinte do ICMS/AL.

Em caso de dúvidas técnicas ou operacionais relacionadas à NFA-e, os usuários podem obter suporte por meio da Atendente Virtual Fazendária “Nise” em www.sefaz.al.gov.br, selecionando “Suporte Nota Fiscal Eletrônica (NFe)” e seguindo o roteiro: Opção 6. -> Documentos Fiscais → 1. Documentos Eletrônicos → 1. Nota Fiscal Eletrônica – NFe → 2. Suporte → 1. Iniciar Atendimento. Também é possível contactar pelo Telegram: @nise_sefaz_al_bot.

Ressalta-se que a atualização otimizará o acesso e a segurança do sistema, proporcionando uma experiência mais confiável e eficiente para os usuários.